Junec

JUNEC – JUNTA NACIONAL DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
ÓRGÃO OFICIAL DO CONSELHO NACIONAL DAS IGREJAS O BRASIL PARA CRISTO

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” (2Tm 2.15 – NVI).

A Junec foi criada no final da década de 90, no século passado. Pastores ilustres como André Souza e Martinelli estiveram à frente da Junec, que naquele tempo cuidava apenas da coordenação de redatores que escreviam a Nossa Revista e também da impressão e distribuição da revista para todo Brasil.
Mas foi somente em fevereiro de 2006 que a Junec assumiu mais espaço em nossa obra, na gestão do pastor Orlando Silva, que na época presidia o Conselho Nacional, porque nos fez o convite para assumir a direção da Junec e renovar o quadro de teólogos e implementar projetos que auxiliasse os pastores e lideres no aspecto do discipulado e também para ser uma referencia ou “voz” doutrinária da denominação.
De 2006 para cá cada revista da série jovens e adultos tem sido escrita por um único autor, e com isso descobrimos novos talentos e tivemos a oportunidade de publicar verdadeiras obras primas, revistas que bateram record de venda e aceitação até mesmo fora da IOBPC.

Função e alcance da Junta Nacional de Educação Cristã – JUNEC

A JUNEC, como um departamento ligado ao Conselho Nacional tem como objetivo principal ser um braço de apoio às igrejas locais e Convenções Regionais e Estaduais das Igrejas Evangelicas Pentecostais O Brasil para Cristo de todo território nacional.
Fomos constituidos para ser uma espécie de referência doutrinária da denominação, razão pela qual já conseguimos reunir um time de teólogos e mestre das Escrituras Sagradas, a saber: Pr. José Hélio (Telemaco Borba – Pr); Pr. Samuel Suana (Pindamonhangaba – SP); Pr. Fabiano Gomes (São Paulo – SP), Pr Marcos André (Nova Friburgo – RJ), Pr Walter Bastos (Mogi das Cruzes – SP), Pr Adalton Santana (São Leopoldo – RS), e Pr Valberto Cruz (Campina Grande – Pb).
Além da publicação da NR (Nossa Revista), a Junec se posiciona – em nome da denominação – sempre a pedido do presidente do Conselho Nacional, em relação aos assuntos polemicos ou de cunho doutrinário (apologéticos), a fim de manter a pureza bíblica, além de ajudar os nossos pastores locais com relação ao discipulado da igreja local.

Parceria com a Editora OBPC

A Junec em conjunto com a Editora OBPC, publica materiais que ajudam no crescimento espiritual da nossa denominação. Cremos que há duas ações importantes que a igreja local não pode negligenciar: 1. Evangelizar os perdidos; 2. Edificar os santos. Disso depende a vida dela. Almas ganhas são como “sangue novo”, que traz vitalidade para a igreja. Já a edificação é o discipulado ou a construção do caráter de Jesus Cristo na vida dos crentes. É uma atividade continua, que deve ocorrer por meio da EBD (escola bíblica dinâmica), curso de Teologia (IBBC), culto de ensino no meio da semana, estudos nas células, etc.
A Junec em conjunto com a Editora OBPC deseja colaborar com a igreja local, sobretudo, com seus lideres (pastores e obreiros), principalmente na edificação, no discipulado continuado da membresia. Por isso a cada ano a NR (Nossa Revista) se aperfeiçoa e disputa mercado com outras revista de EBD mais famosas do Brasil. A NR além de bom conteúdo bíblico e teológico, melhora a cada edição a sua apresentação e arte gráfica.
Pela bondade de Deus, além da NR, a Junec já lançou: 1. Manual de Ética, que trata do posicionamento bíblico para questões polemicas (ex: aborto, homossexualismo, eutanásia, cremação etc.); 2. Manual do Diácono (curso completo para treinamento de diáconos e diaconisas; aluno e professor); 3. Devocionário anual OBPC (meditações bíblicas diárias); 4. Discipulado Nota 10 (livro de discipulado – aluno e professor, para os “primeiros passos” ou curso de batismo) 5. Namoro, Noivado e Casamento (um curso para noivos – com guia de estudos e livro do aulo); 6. Manual do Pastor (pratico no treinamento de novos pastores; norteia ações do pastor-presidente etc.); Auxilia na publicação do Almanaque OBPC (periódico mensal de comunicação do Conselho Nacional); etc.

Projetos de médio e longo prazo:

Já estamos trabalhando na preparação do: 1. Manual de Cerimônias (auxilia na realização de casamentos, bodas de prata e ouro, jubilamento e troca de pastores, apresentação de crianças etc.); 2. Manual de Disciplina Cristã (auxilia o pastor na disciplina da membresia); e 3. Ampliação do Manual de Ética OBPC (deve incluir novos temas: tatuagens e piercing; política na igreja etc.).

Nossa Igreja O Brasil para Cristo já completou 61 anos de fundação (1956 a 2017), e a JUNEC já publicou mais de 84 revistas, e desejamos continuar ajudando no crescimento espiritual da nossa membresia em todo Brasil e em outras nações que os nossos lideres julgarem necessário. Louvamos a Deus pela oportunidade e pelo time de teólogos que colaboraram para que juntos possamos fazer história para gloria e honra de nosso Senhor Jesus Cristo.

Padrão para publicar material pela Editora OBPC
Deus, em Cristo, vos abençoe.

Pr. Walter Bastos
Diretor da Junec
[email protected]